Obsolescência programada: por que dispositivos eletrônicos estão durando tão pouco
- 3E Unicamp
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Por: Arthur Ramacciotti

O que é a obsolescência programada?
A obsolescência programada é uma das práticas utilizadas por muitas empresas para reduzir de forma intencional a vida útil de um produto, fazendo o consumidor substituir por um novo em um intervalo de tempo consideravelmente curto. Mesmo que esses produtos ainda estejam funcionando ou possam ser reparados, eles são projetados de forma que se tornem desatualizados e incompatíveis com o passar do tempo.
Essa obsolescência pode ocorrer de diversas formas, seja por uma falha planejada que impede o funcionamento do produto após um número específico de usos ou ainda por estratégias de marketing que incentivam a substituição por modelos mais novos com mudanças estéticas ou pequenos acréscimos no produto. Isso é muito comum, por exemplo, na indústria de eletrônicos e eletrodomésticos, especialmente em smartphones e notebooks.
Por que as empresas fazem isso?
A obsolescência programada surge como uma estratégia das empresas para fazer com que os clientes consumam cada vez mais os seus produtos. Embora tal estratégia consiga movimentar o capital dentro do mercado, isso acaba afetando o bolso do cliente negativamente, pois ele tende a gastar uma quantidade considerável em um menor período de tempo.
Como identificar e evitar?
Evitar produtos com obsolescência programada exige bastante atenção, pesquisa e uma mudança na forma como é consumida a tecnologia e bens duráveis, principalmente nos dias atuais Embora as empresas não deixem claro que seus produtos foram feitos para durar pouco, há sinais e possíveis estratégias que ajudam o consumidor a escolher produtos de maneira mais consciente e sustentável. Um dos primeiros passos é pesquisar de forma contínua antes da compra. Avaliações de usuários de longo prazo, fóruns especializados e vídeos de análise também podem ajudar a revelar defeitos recorrentes ou problemas que surgem após certo tempo de uso como o Reclame AQUI.
Também vale observar se o produto possui facilidade de conserto. Itens com peças de reposição acessíveis e manuais técnicos disponíveis costumam ter vida útil maior. Além disso, optar por marcas que mantêm um bom histórico de suporte técnico, oferecem atualizações por muito tempo e demonstram compromisso com a durabilidade é uma boa decisão a ser tomada.
Gostou do post?
Se você gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre tópicos de tecnologia, atualidades e engenharia, fique de olho no nosso blog e demais redes sociais! Caso tenha em mente algum projeto relacionado à eletrônica e prototipagem, entre em contato conosco para marcar uma reunião diagnóstica já e tornar seu sonho realidade!
コメント