Do silício ao topo: como o poder do hardware levou a Nvidia a se tornar a empresa mais valiosa do mundo
- 3E Unicamp
- 24 de jun.
- 3 min de leitura
Por: Gabriel Collares

Você já parou para pensar como uma empresa de chips gráficos se tornou a mais valiosa do planeta, ultrapassando gigantes como Apple e Microsoft? Em junho de 2024, a Nvidia atingiu um marco histórico, fruto de décadas de inovação, visão de futuro e uma forte ligação com o avanço da inteligência artificial. Neste post, você vai entender como a gigante de Santa Clara saiu do universo dos games para dominar o cenário global da tecnologia.
Do Vale do Silício à liderança global
No início de junho de 2024, a Nvidia, empresa norte-americana fabricante de semicondutores, US$ 3,446 trilhões em valor de mercado, desbancando a Microsoft e a Apple e, portanto, se tornando a empresa mais valiosa do mundo, de acordo com o levantamento feito pela Elos Ayta Consultoria.
Essa conquista só foi possível devido às evoluções tecnológicas constantes que são promovidas visando se adequar à nova realidade em que vivemos. O aumento exponencial da demanda por novas inteligências artificiais, infraestrutura de datacenters e melhoramento de chips avançados contribuíram para elevar a empresa norte-americana ao patamar em que ela se encontra atualmente.
O poder por trás do chip
Fundada em 5 de abril de 1993, em Santa Clara, na Califórnia, a empresa surgiu com uma visão clara: acelerar o processamento gráfico, o que era muito limitado na época nos computadores convencionais.
Na década de 90, com o crescimento exponencial do mercado dos games para PC, a necessidade de chips gráficos que contribuíssem para o aumento do desempenho no jogo e que aliviasse o trabalho da CPU se tornou evidente. E partir desse contexto, a Nvidia investiu milhões de dólares na criação de chips especializados em gráficos 3D, que garantiam experiências visuais marcantes e dinâmicas para a época.
O carro chefe da Nvidia
E foi em 1999 que a empresa lançou a GeForce 256, sua primeira GPU e, considerada por muitos, como a primeira GPU do mundo. A grande diferença de suas GPUs, em relação aos chips gráficos, é de que essas são otimizadas para executarem milhares de tarefas simples simultaneamente, o que para a época era algo completamente inovador e que foi um divisor de águas para o mundo dos games e tornou a Nvidia uma líder emergente no setor de hardware gráfico.
Em 2006, foi criado o CUDA (Compute Unified Device Architecture), plataforma que permitia a programação de GPUs da Nvidia para inúmeras aplicações além de gráficos. Isso transformou a Nvidia de uma “empresa dos games” em uma potência em computação de alto desempenho.
Desde 2022, com o rápido crescimento das inteligências artificiais, como o Chat GPT, Gemini, DeepSeek e outras IA’s, foi necessário iniciar a produção de GPUs especializadas neste ramo, visto que IA’s precisam de um enorme volume de dados processados em paralelo, o que a Nvidia já faz desde a GeForce 256. E essa nova era permitiu com que a empresa alcançasse marcas históricas em 2024 e 2025, que contribuíram para torná-la a empresa mais valiosa do mundo.
A era das criptomoedas
Entre 2016 e 2021, a mineração de criptomoedas era, definitivamente, umas das atividades digitais mais realizadas no mundo, provocando fortes impactos no mercado das GPUs. Isso ocorria, pois, devido à explosiva alta nos valores de criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, as pessoas começaram a minerar criptomoedas massivamente, mas isso só era possível com GPUs de alto desempenho, justamente um dos principais produtos da empresa norte-americana. Devido às circunstâncias, os preços das GPUs, inclusive os modelos mais básicos, dispararam.
Essa alta nos valores permitiu com que a Nvidia vendesse bilhões de dólares em GPUs, contribuindo para um impulsionamento das ações da empresa. Mesmo não sendo o foco da empresa, a mineração de criptomoedas foi um fator decisivo para o crescimento das vendas da empresa durante anos difíceis, como 2020 e 2021, o auge da pandemia de Covid-19.
Ficou interessado?
Se você gostou do texto e achou interessante compreender o poder da Nvidia no mercado mundial com suas inovações tecnológicas, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro do que há de mais atual no mundo da eletrônica e da inovação tecnológica!
E caso tenha interesse em contar com a 3E para a criação de algum projeto clique no botão “Contato” no site ou mande uma mensagem pelas redes sociais!
Comments