top of page

Tipos de sensores e como eles funcionam



O funcionamento de aparelhos eletrônicos, em grande maioria, são à base de sensores e, com a tecnologia atual, há uma gama de tipos de sensores. Cada um possui sua utilidade, como detecção de movimento, de produtos químicos, de luz e entre outros. Com isso, eles são utilizados para inovar e automatizar as tarefas diárias.


Quando Surgiram os Sensores?


Antigamente era muito comum tanto as casas das pessoas quanto as grandes indústrias serem mais mecânicas, ou seja, as próprias pessoas tinham que executar tarefas “simples”, como apertar um botão quando o produto passa em uma esteira. Por conta disso, na década de 50 surgiram os primeiros sensores.


Inicialmente esse projeto foi implementado nas indústrias para automatizar algumas máquinas, porém, com o passar das décadas, esse projeto foi melhorando e começou a ser implementado em todas as coisas que usamos no dia a dia, dando surgimento a Indústria 4.0 e a IoT (Internet das coisas).


Para saber mais sobre a Indústria 4.0, clique aqui!


Como funcionam os Sensores?


Existe vários tipos de sensores, em que cada um deles executa uma função diferente, mas o principio da sua funcionalidade é o mesmo:


1º Passo: O sensor manda um sinal para o local em que ele está, podendo ser um laser, uma onda sonora ou outro tipo de radiação.


2º Passo: Quando ocorre alguma perturbação no local, sendo que a perturbação pode ser algum objeto que passou pelo laser ou quando a onda sonora volta para o sensor antes de um determinado tempo, o sensor é acionado.


3º Passo: Ao ser acionado o sensor manda um sinal para algum componente eletrônico, como um microcontrolador, e, depois do componente receber o sinal, ele executa sua função, como um alarme ou um aviso no seu celular.


Tipos de Sensores


Como foi falado, os sensores podem fazer várias funções, porém vamos citar aqueles que são mais utilizados nos projetos.


Observação: se você busca um sensor para o seu projeto é bom verificar qual será sua finalidade, pois talvez a tarefa que ele executará pode ser simples, assim, não precisa comprar um sensor muito robusto.


Sensor Ultrassônico


O sensor ultrassônico é um dispositivo que emite ondas em altas frequências e, quando a onda entra em contato com um objeto, ela é refletida (eco) e volta para o sensor. Com isso ele mede o tempo que levou para o pulso ir e para o eco voltar, tendo um tempo de resposta muito alto e uma precisão alta também. Esse componente é muito usado em indústrias e pode identificar texturas e formas diferentes, podendo ser usado para:

  • Detecção de nível e altura

  • Medição de diâmetro de bobinas 

  • Contagem de objetos


Acelerômetro e Giroscópio


O acelerômetro é utilizado para medir a aceleração de um corpo em relação à gravidade, executando algum tipo de ação dependendo do movimento executado sobre o mesmo, podendo mensurar a inclinação de um objeto.


Já o giroscópio possui o mesmo intuito do acelerômetro, ele é um sensor que utiliza a força da gravidade para indicar a posição de um determinado objeto no espaço, podendo identificar se você gira algo em seu próprio eixo ou saber se está apontando para cima ou para baixo.


Uma aplicação de ambos no dia a dia seria em celulares, em que ao mudar a posição do celular de vertical para horizontal a tela também acompanha essa mudança. 


Sensor de Umidade e Temperatura


O sensor de temperatura e umidade é um equipamento que mede e exibe em um display a umidade relativa do ar e a temperatura  de um ambiente, produto ou equipamento. 


Ele pode ser utilizado tanto ao ar livre como também em ambientes fechados. Trata-se de um instrumento muito utilizado em farmácias, laboratórios, almoxarifados e hemocentros, entre outros ambientes.


Ficou interessado?


Caso queira criar algum projeto envolvendo sensores variados, basta entrar em contato conosco pelo “Contato” no site ou mande alguma mensagem nas nossas redes sociais. Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog para sempre estar por dentro de novidades no mundo da engenharia!!


19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page