top of page

Internet of Things (IoT)

Atualizado: 7 de jul.

Por: Luca Gabriel


Você com certeza já quis fazer seus trabalhos rotineiros com mais praticidade: acender a luz e abrir a cortina do seu quarto ao tocar o alarme, ou até mesmo irrigar sua plantação, automaticamente, quando o solo estiver um pouco húmido. Sendo assim, essa solução pode ser aplicada a dispositivos já existentes ou incorporada em seu projeto, com o objetivo de oferecer funcionalidades inteligentes ao sistema.


O que é IoT?


IoT significa, em inglês, Internet of Things, traduzindo para o português chamamos de “Internet das Coisas”. A IoT tem a finalidade de conectar e trocar dados entre os objetos, formando um sistema entre os dispositivos pela internet. Há uma grande variedade de objetos que podem ser encaixados nesse sistema, a exemplo de aparelhos domésticos, câmeras de segurança, TV Smart, máquina de lavar roupa, carros, semáforos e entre outros.


Em quais áreas eu posso usar a IoT?


A IoT é bastante utilizada em indústrias , em comércios, na saúde, em residências e na agricultura. Com isso, a IoT automatiza e auxilia muito nesses setores, como, por exemplo, controlar sensores e dispositivos em ambiente industrial, aumentar a produtividade e a eficiência das operações comerciais, monitorar dispositivos implantados no corpo (exemplo: olhar o nível de insulina no sangue) e medir a umidade do solo e o nível de acidez dela.


Como a 3E utiliza a IoT


Alguns dos projetos que recebemos utilizamos IoT para melhorar a praticidade do cliente, seja para melhorar a sua rotina ou para melhorar a comunicação entre os projetos. Além disso, alguns exemplos de projetos que já fizemos que envolvem IoT foram utilizar sensores e métodos de controle de motor para medir a temperatura de um cômodo e os motores eram controlados a partir da temperatura do local.


Ficou interessado?


Caso queira melhorar o seu projeto ou criar um projeto utilizando IoT basta entrar em contato conosco pelo “Contato” no site ou mande alguma mensagem nas nossas redes sociais. Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog para sempre estar por dentro de novidades no mundo da engenharia!!


34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page