top of page

Sistemas de Monitoramento




Atualmente, uma das maiores preocupações de diversas empresas de qualquer setor é a segurança de seus dados, seus funcionários e seus clientes. Para garantir que tudo esteja seguro, mostra-se essencial uma vigilância precisa a partir da coleta de dados variados e também fotos e vídeos, como aqueles obtidos a partir de sistemas de monitoramento.


O que são sistemas de monitoramento?


Sistemas de Monitoramento são conjuntos de dispositivos e aparatos tecnológicos projetados para coletar dados que são armazenados e transmitidos para ambientes industriais, de segurança, de vigilância, ambientais, entre outros, proporcionando informações vitais para tomadas de decisão.

Entre os componentes de um sistema de monitoramento, podemos destacar sensores, câmeras, softwares de gerenciamento de vídeo e armazenamento de dados. 


Componentes de um sistema de monitoramento


Sensores são dispositivos capazes de detectar variações em tempo real de variáveis como luz, temperatura, umidade, pressão, entre outros. 

Câmeras também são essenciais para sistemas de monitoramento, pois elas são capazes de capturar imagens e vídeos dos ambientes desejados a partir de tecnologias de movimento, infravermelho e reconhecimento facial. 

Para que as imagens e vídeos captados pelas câmeras sejam úteis, é necessário recorrer ao campo da computação e utilizar softwares de gerenciamento de vídeo. A partir deles, é possível visualizar, analisar e gerenciar as imagens das câmeras e até mesmo controlá-las. Também é possível acessar o sistema de monitoramento de forma remota e configurar alarmes e notificações.

Por fim, toda essa informação captada e estudada necessita de algum lugar para ser armazenada e para isso são utilizados dispositivos de armazenamento como um disco rígido interno, um servidor remoto ou, mais comum atualmente, armazenamento em nuvem. No entanto, dependendo da importância desses dados torna-se necessário garantir a integridade e segurança desses dados, caso no qual são implementadas medidas como criptografia e backups regulares nos dispositivos de armazenamento.


Como a 3E utiliza sistemas de monitoramento


Em nossa Empresa Júnior, trabalhamos com esse tipo de sistemas a partir de sensores, dos quais se destacam sensores de temperatura, de distância e de medição. Os sensores de temperatura foram utilizados em projetos nos quais certos aparatos não podiam passar de determinada temperatura ou apenas quando o usuário do dispositivo queria saber em que temperatura ele se encontrava. Já sensores de distância foram utilizados para medir a quantidade de volume dentro de um recipiente para que ele fosse esvaziado e sensores de medição foram utilizados para medir a espessura de um fio que era produzido em tempo real, a fim de garantir a precisão em seu tamanho. 


Ficou interessado?


Caso queira melhorar o seu projeto ou criar um projeto utilizando um sistema de monitoramento basta entrar em contato conosco pelo “Contato” no site ou mande alguma mensagem nas nossas redes sociais. Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog para sempre estar por dentro de novidades no mundo da engenharia!! 


9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page