Automação industrial com IoT: A união que vem remodelando a indústria 4.0
- 3E Unicamp
- há 17 horas
- 3 min de leitura
Por: Antônio d'Avila

A IoT, ou Internet das Coisas, é hoje uma das mais conhecidas tecnologias utilizadas, sendo bastante empregada em áreas residenciais. Mas você sabia que a IoT também pode ser aplicada na automação industrial? E que esta união constitui uma revolução da Indústria 4.0 que vem modificando processos industriais e impulsionando inovações no setor? Neste artigo, você irá ver como funciona essa união, suas vantagens e suas tendências para o futuro!
Como a IoT e a automação industrial podem se unir?
Primeiramente, precisamos compreender o que são esses conceitos. A IoT se refere à tecnologia que utiliza sensores, redes sem fio e computação em nuvem que permite com que um sistema de objetos possa interagir entre si e com o ambiente. Quando uma rede de objetos é equipada com IoT, eles passam a ser inteligentes, deixando de serem passivos e sendo capazes de agir sem a nossa intervenção.
A automação industrial é o conceito de utilizar tecnologias como softwares e máquinas eletromecânicas para transformar tarefas manuais em tarefas automáticas. Através da automação industrial, os processos industriais passam a ter seu tempo otimizado, seu custo reduzido e sua margem de erro minimizada.
Quando a IoT é aplicada na automação industrial, o resultado é um sistema industrial composto por máquinas inteligentes que conseguem interagir umas com as outras e coletar dados em tempo real.
Quais são as vantagens da automação industrial com IoT?
As principais diferenças que a automação industrial com IoT traz é a conectividade e a capacidade de coletar e analisar dados em tempo real. Essas diferenças trazem diversas vantagens para um sistema industrial. Algumas delas são:
Agilidade e flexibilidade: A conexão e interação de dispositivos proporciona maior agilidade e flexibilidade no sistema industrial, pois agora os processos podem ser adaptados rapidamente de acordo com a demanda ou condições do mercado.
Manutenção antecipada: A conectividade entre os dispositivos permite o monitoramento em tempo real dos processos e, com isso, permite a detecção precoce de problemas, melhorando a eficiência do sistema.
Otimização de processos: As máquinas, através da análise de dados em tempo real, conseguem ajustar suas tarefas automaticamente para melhorar a eficiência do sistema como um todo.
Tendências para o futuro
A tecnologia está sempre em constante evolução, pois a humanidade sempre busca soluções para os problemas e meios de se realizar uma tarefa de forma mais eficiente e produtiva. A questão da IoT com a automação industrial não ia ficar de fora dessa. Assim como outras tecnologias, a união da automação industrial com IoT também vem sendo aprimorada a fim de se tornar mais eficaz.
O uso do 5G é algo que vem aperfeiçoando o potencial da IoT com a automação industrial. Com o 5G, a conectividade entre os dispositivos é aprimorada ainda mais, pois agora eles conseguem trocar dados em alta velocidade. Além disso, o 5G suporta um grande número de objetos conectados, e isso faz com que uma indústria consiga aumentar sua produção conectando mais máquinas ao sistema.
Outra mudança que vem sendo incorporada à automação industrial com IoT é a questão do uso de IAs. Com o aumento do número de dados gerados pelos sensores, o uso de IAs para processar esses dados se torna fundamental. A utilização delas está permitindo a identificação de padrões para manutenção antecipada, a otimização de processos em tempo real e a identificação de oportunidades de economia de energia e recursos.
Gostou do post?
Se você gostou desse texto sobre automação industrial com IoT e ficou interessado em mais assuntos sobre o mundo da tecnologia, fique de olho em nosso blog e demais redes sociais! Caso tenha em mente algum projeto relacionado à eletrônica, prototipagem e IoT, entre em contato conosco para marcar uma reunião e tornar seu sonho realidade!
Comentários