top of page

Quais são os custos e benefícios de um projeto IoT? A 3E explica!

Por: Ícaro Freitas e Raísa Rodrigues


A tecnologia IoT é uma daquelas invenções humanas que nos faz ter orgulho de fazer parte desta espécie. Sendo uma das inovações mais impressionantes e disruptivas do século 21, a IoT, ou “Internet das Coisas”, permite que máquinas, sensores e dispositivos físicos se comuniquem e interajam entre si por meio da internet - possibilitando picos de produtividade, eficiência e conforto para os mais diversos campos da experiência humana como agricultura, medicina, residências, cidades, indústrias, etc.


Aplicações do IoT, seus benefícios e custos 


Contudo, por mais empolgante que seja essa ferramenta tecnológica, é preciso ponderar sobre quais são os materiais e custos necessários para concretizar um projeto IoT  e seus benefícios. Evidentemente, cada projeto IoT terá suas especificidades, assim, as estimativas de custo e os benefícios citados podem variar de acordo com as necessidades e objetivos do cliente. 


Neste momento, por exemplo, a 3E está trabalhando na implementação de IoT para um produto de uma indústria do setor rodoviário, aumentando sua eficiência e qualidade em todos os termos. Em projetos de IoT para aumento de eficácia de maquinário industrial, como este, costuma-se ser necessário a utilização de microcontroladores como o STM32, que são o cérebro pensante de uma rede de IoT, além de sensores diversos que variam segundo as demandas, como sensor de pressão e temperatura, sensor de presença, dentre outros.


Integrar os sistemas e processos produtivos da sua indústria com IoT vai permitir otimização de processos, curadoria e controle mais qualificada dos procedimentos, além de possibilitar uma análise mais minuciosa dos dados da sua indústria, permitindo alocar recursos de modo mais estratégico. Felizmente, apesar de variantes, o custo médio de projetos IoT que envolvem somente microcontroladores, sensores e atuadores, ainda que seja para projetos industriais, costuma ser bastante baixo quando comparado com projetos Smart Home


Por outro lado, os projetos Smart Home podem apresentar um custo ou pouco mais elevado, já que costumam envolver a aquisição de assistentes virtuais como a Alexa, câmeras para o monitoramento, termostatos com IoT e eletrodomésticos que possam ser integrados com o uso da internet, como as luzes inteligentes. A junção desses dispositivos, mecanismos e redes, todos comunicando entre si harmonicamente, promove eficiência energética, segurança, comodidade e, principalmente, conforto e acolhimento para o ambiente doméstico! 


Como a 3E te ajuda a aproveitar a tecnologia IoT?


Na 3E Unicamp - empresa júnior de engenharia elétrica - estamos na vanguarda dessa revolução tecnológica. Nossos jovens talentos estão aptos e qualificados para utilizar a IoT para transformar suas ideias em realidade, com soluções inovadoras e com excelente custo benefício.


Caso queira aprimorar o seu projeto ou criar um projeto utilizando IoT, entre em contato conosco pelo “Contato” no site ou mande alguma mensagem nas nossas redes sociais. Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog para sempre estar por dentro de novidades no mundo da engenharia e da tecnologia!




16 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page