Por: Caio Fraidemberze
Diferente do que se podia imaginar para a situação descrita, completamente alheio à realidade, assim como o patinho feio das histórias infantis, nasce em 1972, o que seria o marco para o desenvolvimento da eletrônica e computação no Brasil. O Patinho feio, primeiro computador brasileiro, foi desenvolvido na escola politécnica da USP (Poli Usp) e rodava pequenos projetos, além de fazer operações de soma e subtração.
O computador surgiu como produto de um projeto final de uma pesquisa de pós-graduação em engenharia elétrica do Laboratório de Sistemas Digitais do Departamento de Engenharia Elétrica e foi realizado por alunos e professores. A máquina era controlado por um painel com botões que enviava códigos binários, essenciais para a comunicação entre linguagem de programação e dispositivo eletrônico. O foco do projeto era garantir recursos de infraestrutura básica, a partir do estudo de como criar um módulo de entrada e saída, que possibilitasse ligar mais um periférico, para que depois os colaboradores pudessem rodar um programa. Os programas que o computador podia realizar eram salvos em fitas, que eram lidas por uma máquina leitora e executava o programa.
O nome veio como uma referência a um projeto entre a Marinha e a Unicamp para construir um computador nacional que pudesse ser utilizado em navios, o Cisne Branco, que apesar de não ter se concretizado, entrou pra história com o sucesso do projeto dos alunos da Poli. O pedido da Marinha viria a ser construído no futuro na mesma universidade em que o patinho feio nasceu, o G10, que mais tarde serviu de base para o primeiro computador comercial brasileiro.
O Patinho feio foi fundamental não apenas pelo seu marco histórico, o conhecimento obtido com esse projeto ajudaria a comunidade acadêmica nacional em outros projetos, fazendo com que o desenvolvimento de todo o setor de eletrônica e computação se desenvolvesse a partir das dificuldades solucionadas com o sucesso do primeiro computador do Brasil.
Ficou interessado?
Gostou de aprender mais sobre Eletrônica e Curiosidades? Então nos siga nas redes sociais para sempre estar por dentro de novidades e aprender coisas novas sempre!
E caso tenha interesse em contar com a 3E para a criação de algum projeto, clique no botão “Contato” no site ou mande mensagem pelas redes sociais.
Comments