top of page

O que é o Movimento Empresa Júnior?



Você já ouviu falar no Movimento Empresa Júnior (MEJ)? Trata-se de uma iniciativa que possibilita que jovens na graduação desenvolvam diversas habilidades  e tenham uma melhor preparação profissional. Além disso, a rede Brasil Júnior conta com mais de 87 milhões de faturamento e mais de 24 mil soluções vendidas, impressionante não é? Acompanhe o post para saber tudo sobre o Movimento Empresa Júnior!


História do movimento empresa júnior


Em 1967, na cidade de Paris, França, um grupo de estudantes reconheceu a importância de combinar teoria com prática e decidiu criar o Movimento Empresa Júnior (MEJ). Esta iniciativa visava proporcionar aos universitários uma experiência empresarial enquanto ainda estavam na faculdade. 


O sucesso desses alunos logo se espalhou pela França, resultando na rápida expansão do conceito, com mais de 20 empresas juniores em apenas dois anos. O movimento se estendeu pela Europa, levando à fundação da Confederação Europeia de Empresas Juniores (JADE) em 1986. No Brasil o MEJ chegou em 1988, com a criação da primeira empresa júnior brasileira na Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. A partir daí, o MEJ se disseminou por todo o país, resultando na fundação da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) em 1990. Até 1995, o Brasil já contava com mais de 100 empresas juniores ativas.


O que é uma empresa júnior


As empresas juniores (EJs) assim como outras empresas possuem CNPJ e pagam impostos. Entretanto, possuem missões, visões e valores (MVV), e também um estatuto  próprios de cada EJ, que norteiam o funcionamento e as relações dentro da empresa. Além disso, uma EJ não tem fins lucrativos, ou seja, elas não oferecem seus serviços com a finalidade de lucrar e sim de conhecer mais sobre o mercado de trabalho, além de aprender habilidades (por exemplo: como se comportar num ambiente empresarial) ou conseguir conhecimento de outras áreas, como funcionamento administrativo de uma empresa.


Missão, Visão e Valores


Cada empresa júnior, e também o MEJ, possuem seus próprios MVV para guiar e marcar sua identidade no movimento empresa júnior. Além disso, o MVV pode mudar com o passar dos anos, porém mantendo sua essência. Por exemplo:

 

MVV DO MEJ


Missão: Formar, por meio da vivência empresarial, lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil empreendedor.


Visão: Ser uma rede de lideranças plurais, empreendendo mais soluções colaborativas e inovadoras.


Valores: Transparência, autenticidade, sinergia, postura empreendedora, orgulho de ser MEJ e compromisso com resultados.


MVV DA 3E


Missão: Encantar clientes prototipando seus sonhos de forma inovadora e personalizada


Visão: Ser uma empresa sustentável até 2027


Valores: Transparência, ser família, comprometimento, autonomia e inconformismo


Vantagens de contratar uma empresa júnior


Embora uma empresa júnior não possua grandes diferenças com outras empresas, existem algumas vantagens únicas em seus serviços que têm sido responsáveis pelo crescimento exponencial da sua procura no mercado brasileiro.


Entre as vantagens de contratar uma empresa júnior para o seu projeto estão: os preços muito abaixo do mercado, já que são instituições sem fins lucrativos, a contribuição para a formação de profissionais mais preparados que podem melhorar o futuro do país, e a possibilidade de poder contar com a tecnologia disponível nas melhores universidades do Brasil. 


Instâncias do MEJ


As instâncias representam entidades que atuam nos âmbitos educacionais, estaduais e nacionais, com o propósito de oferecer uma experiência prática em negócios para cultivar líderes. No Movimento Empresa Júnior, essas instâncias incluem o JEGlobal, Brasil Júnior, Federações Estaduais e Núcleos Regionais.


A FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo) é uma das instâncias do MEJ que a 3E, e também outras empresas juniores de São Paulo, faz parte.


Gostou do Conteúdo?

 

Gostou de aprender mais sobre O que é o Movimento Empresa Júnior? Aprendeu alguma coisa nova? Então nos siga nas redes sociais para sempre estar por dentro de novidades!! 

E caso tenha ficado interessado em descobrir como a 3E Unicamp pode te ajudar, entre em contato conosco AGORA mesmo de forma 100% gratuita e sem qualquer compromisso!


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page