Hardware, Software e Firmware: O trio que dá vida à tecnologia
- 3E Unicamp

- 5 de set.
- 3 min de leitura
Por: Gabriel Collares

Quando falamos em dispositivos tecnológicos, três elementos são fundamentais para que tudo funcione de forma integrada: hardware, software e firmware. Cada um deles desempenha um papel essencial, e compreender como se relacionam é o primeiro passo para entender o funcionamento de qualquer aparelho. Neste post, você vai descobrir o que são esses componentes e como eles trabalham juntos no dia a dia!
O Hardware
Se não a mais importante, é, sem dúvidas, o hardware é uma das partes mais essenciais de qualquer dispositivo tecnológico. Esse componente corresponde à parte física do dispositivo eletrônico, responsáveis pelo funcionamento da máquina.
Os hardwares podem ser classificados em dois grupos:
Internos: Hardwares internos a um dispositivo (Placa-mãe, memória RAM, processador gráfico)
Externos: Hardware que são conectados externamente ao aparelho (Monitor, teclado, mouse)
O Software
Agora, pense em uma área da máquina que é responsável por receber as instruções e fazer com que determinada tarefa seja executada. Pois bem, essa é, resumidamente, a função do software.
Ou seja, o software é qualquer programa ou conjunto de instruções que, a partir de códigos de programação, garante o funcionamento dos aparelhos eletrônicos, tendo como principal função o controle do hardware, já que este é incapaz de operar sem auxílio.
Assim como existe uma divisão nos tipos de hardwares, os softwares também podem ser classificados em categorias:
Software de sistema: Softwares que controlam os componentes do hardware e garante que os demais programas funcionem (Sistemas operacionais, como o Windows, drivers, BIOS)
Software de aplicativo: Softwares relacionados ao uso cotidiano por nós, que nos permitem realizar tarefas diárias (Google Chrome, Zoom, Excel)
Software de programação: É o software responsável pela criação de novos softwares, oferecendo ferramentas de programação que nos permite escrever códigos de programação (Python, Java, Visual Code Studio)
O Firmware
Também conhecido como o “software dos hardwares”, o firmware pode ser definido como um tipo de software que é permanentemente integrado em hardwares.
Em relação à sua importância para o funcionamento dos dispositivos que contém a sua presença, o firmware pode ser entendido como uma “ponte” entre o hardware e o software de nível superior, executando tarefas básicas de entrada e saída e, até mesmo, inicialização de hardwares.
Eles estão bastante presentes nos dispositivos tecnológicos que utilizamos no nosso dia a dia, como por exemplo, no sistema operacional de smartphones, BIOS localizados na placa-mãe de computadores e até eletrodomésticos, como micro-ondas e máquinas de lavar roupas.
Os três juntos
Agora que já entendemos cada um separadamente, surge a pergunta: como hardware, software e firmware trabalham juntos para dar vida aos dispositivos tecnológicos?
Vamos a um exemplo prático: tirar uma foto com um smartphone: Primeiro, você abre o aplicativo da “Câmera”, que se trata de um software. Após isso, o firmware presente na câmera configura o sensor e, através de sinais, traduz esse comando para o hardware que, nesse caso, é o sensor e a lente da câmera. Agora, você realiza a ação de tirar a foto, e o hardware capta a imagem. Por fim, o software aplica os filtros necessários e exibe a foto na tela para você.
Resumidamente, o hardware é o corpo físico, o software é a mente do aparelho, e o firmware é o coração que conecta os outros dois.
Gostou do post?
Se você gostou do nosso artigo ressaltando a importância do hardware, do software e do firmware para um dispositivo tecnológico e quer se manter atualizado sobre tópicos de tecnologia, atualidades e engenharia, fique de olho em nosso blog e nas demais redes sociais! Caso tenha em mente algum projeto relacionado à eletrônica e prototipagem, entre em contato conosco para marcar uma reunião diagnóstica já e tornar seu sonho realidade!




Fantástico agora eu sei que estou no caminho certo !