top of page

Dispositivos Eletrônicos



Nos dias atuais, é impossível passar um dia sem ter contato com aparelhos eletrônicos. Celulares, computadores, tablets, micro-ondas, máquinas de barbear, etc. Todos esses dispositivos não seriam nada sem seus minúsculos componentes eletrônicos dentro deles e é por isso que eles ganham tanto destaque cada vez mais.


O que são dispositivos eletrônicos?


O desenvolvimento de dispositivos eletrônicos abrange a criação de sistemas embarcados, marcados por suas combinações de hardware e software que são incorporados em diversos produtos. Esses dispositivos podem apresentar funções mais simples, como smartwatches com funções de mostrar horas e medir batimentos cardíacos, até funções de ampla escala como sistemas de controle industrial, que controlam máquinas e equipamentos das indústrias. 


Componentes eletrônicos


Dispositivos eletrônicos não seriam o que são atualmente se não fosse o desenvolvimento de seus componentes que, mesmo pequenos, permitem que engenheiros inovem cada vez mais. Entre os diversos componentes eletrônicos, podemos destacar resistores, diodos, capacitores, LEDs e transistores. 

Resistores são os componentes base de qualquer circuito eletrônico, dado que outros componentes nem funcionam sem o auxílio de um resistor. Podendo ter uma resistência na casa de mega ohms até uma resistência nula (sim, existem resistores nulos), resistores são utilizados para variar a corrente elétrica em um circuito e também transformar energia elétrica em térmica pelo Efeito Joule. 

Diodos apresentam uma função mais específica em circuitos elétricos, eles atuam como uma chave para a corrente elétrica. Em uma polaridade a corrente elétrica flui normalmente por eles, mas caso sejam soldados na polaridade oposta, eles estarão reversamente polarizados e não há passagem de corrente, permitindo que a corrente flua em apenas um sentido no circuito.

Um dos componentes mais conhecidos e estudados, capacitores são capazes de armazenar energia para ser utilizada em outros componentes, como uma pequena bateria, controlando a variação de corrente e energia no circuito.

LEDs são mais simples por apresentarem apenas uma função: brilhar. Por mais simples que sejam, seu brilho pode ser utilizado para indicar variações no circuito, como por exemplo um LED que acende toda vez que há passagem de corrente elétrica em um fio.

Por fim, transistores apresentam diversas aplicações na montagem de circuitos e revolucionaram a evolução de dispositivos eletrônicos dado que, sem eles, não teríamos computadores atualmente. Eles são capazes de amplificar ou interromper a passagem de corrente elétrica e, diferente de todos componentes citados até agora, apresentam três terminais ao invés de dois.


Como a 3E utiliza dispositivos eletrônicos


Na 3E, é muito comum realizarmos consultorias para equipamentos eletrônicos, além de trabalharmos com o escopo do projeto, sua prototipagem e a implementação de soluções eletrônicas no projeto. Dispositivos eletrônicos são utilizados em todos nossos serviços, afinal para que a energia elétrica seja redirecionada corretamente para sensores, painéis fotovoltaicos e outros dispositivos são necessários componentes eletrônicos que controlam a variação de corrente elétrica e tensão. Em nossa sede é possível encontrar os mais variados componentes eletrônicos, como os citados durante o texto, mas também giroscópios, indutores, botões e potenciômetros.

Fugindo um pouco do hardware de dispositivos eletrônicos, na 3E temos capacitações de linguagens de programação que auxiliam nossos membros na hora de programar os softwares.


Ficou interessado?


Caso queira melhorar o seu projeto ou criar um projeto utilizando um dispositivo eletrônico basta entrar em contato conosco pelo “Contato” no site ou mande alguma mensagem nas nossas redes sociais. Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog para sempre estar por dentro de novidades no mundo da engenharia!! 


9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page