top of page

DeepSeek: como a nova inteligĂȘncia artificial chinesa quase quebrou a Nvidia

  • Foto do escritor: 3E Unicamp
    3E Unicamp
  • 11 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de fev.

Por: RaĂ­sa Rodrigues


VocĂȘ com certeza viu alguma notĂ­cia relacionada ao DeepSeek, a nova inteligĂȘncia artificial chinesa que abalou o mercado mundial nos Ășltim

os dias. Mas como esse avanço foi capaz de abalar a Nvidia, uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia do mundo?


ree

O que Ă© o DeepSeek?

O DeepSeek-R1Ă© o chatbot desenvolvido por uma empresa chinesa que usa da inteligĂȘncia artificial generativa, permitindo que o usuĂĄrio simule conversas em texto para pedir uma variedade de tarefas, como escrever textos, gerar cĂłdigos de programação, fazer um orçamento financeiro, dentre uma infinidade de possibilidades. Lançado em janeiro,  o aplicativo rapidamente se tornou o mais baixado tanto nos Estados Unidos quanto na China, superando concorrentes como o ChatGPT, da OpenAI. Esse sucesso inicial gerou impactos significativos no mercado de tecnologia, especialmente para empresas que dominavam o setor.


Quedas BilionĂĄrias Causadas pelo DeepSeek

O lançamento do chatbot da DeepSeek teve impactos surpreendentes nas empresas do ramo de tecnologia. O mais expressivo foi a queda de 16% nas açÔes da fabricante de chips Nvidia, a terceira empresa mais valiosa dos Estados Unidos, equivalente a US$500 bilhĂ”es de seu valor de mercado -  a maior desvalorização jĂĄ vista no mercado americano em um Ășnico dia. Vale lembrar que a Nvidia foi responsĂĄvel por liderar o boom global das IAs, jĂĄ que seus chips tĂȘm sido essenciais para permitir que essa tecnologia se tornasse real.

AlĂ©m disso, outras big techs americanas tiveram uma queda em suas açÔes: a Microsoft retrocedeu 3,7% e a Alphabet mais de 3%. JĂĄ no mercado europeu, a fabricante holandesa de equipamentos para produção de chips, a ASML, teve queda de 7% de suas açÔes e a Siemens Energy, produtora de hardwares relacionados Ă  IA, teve redução de um quinto do valor de suas açÔes.No total, o jornal Financial Times e a agĂȘncia de notĂ­cias Bloomberg estimam que a perda das empresas do setor de tecnologia ultrapassou 1 trilhĂŁo de dĂłlares de valor de mercado sĂł no dia 27 de janeiro deste ano.


O segredo do sucesso do DeepSeek

Para entender como o DeepSeek conseguiu repercutir tanto em um perĂ­odo tĂŁo curto, Ă© preciso conhecer o contexto em que ele surge. Os Estados Unidos vĂȘm restringindo a venda de semicondutores de Ășltima geração para a China desde 2022, fazendo com que os engenheiros chineses buscassem alternativas para desenvolver seu prĂłprio modelo de IA com recursos limitados.

Sendo assim, a concepção de um chatbot da DeepSeek foi uma surpresa para o mercado global, demonstrando ser possĂ­vel desenvolver programas de inteligĂȘncia artificial tĂŁo sofisticados quanto os americanos com custos menores e uma tecnologia nĂŁo tĂŁo avançada. Para se ter uma ideia, a startup chinesa disse ter desembolsado US$ 6 milhĂ”es para o desenvolvimento de seu modelo, 10 vezes menos do que foi gasto pelas big techs americanas.

Isso foi possĂ­vel por conta da projeção de chips especializados para IA mais eficientes em termos de energia e custo em comparação com os GPUs da Nvidia e do desenvolvimento de frameworks que maximizam o desempenho dos chips. AlĂ©m disso, vale ressaltar que a startup chinesa adota um modelo parcialmente aberto, permitindo que os pesquisadores acessem seus algoritmos, democratizando a inteligĂȘncia artificial avançada e promovendo maior colaboração na comunidade global.


Uma nova corrida espacial?

O sucesso do DeepSeek levanta uma questĂŁo crucial: estamos diante de uma nova corrida tecnolĂłgica, desta vez focada em chips e dominada pela rivalidade entre Estados Unidos e China? Assim como a corrida espacial do sĂ©culo XX definiu a geopolĂ­tica da Ă©poca, a disputa pela liderança em inteligĂȘncia artificial e semicondutores pode moldar o futuro da economia e da tecnologia global.

Enquanto a China avança com soluçÔes inovadoras e acessíveis, os Estados Unidos precisam repensar sua estratégia para manter a liderança em um mercado cada vez mais competitivo. O DeepSeek não é apenas um chatbot; é um símbolo de uma mudança significativa no equilíbrio de poder tecnológico mundial.


Ficou interessado?

Caso queira saber mais sobre atualidades no mundo da engenharia e e inteligĂȘncia artificial, acompanhe nosso blog! E se quiser realizar algum projeto, entre em contato agora mesmo para saber como podemos te ajudar!

bottom of page