top of page

DeepSeek: como a nova inteligência artificial chinesa quase quebrou a Nvidia

Atualizado: 25 de fev.

Por: Raísa Rodrigues


Você com certeza viu alguma notícia relacionada ao DeepSeek, a nova inteligência artificial chinesa que abalou o mercado mundial nos últim

os dias. Mas como esse avanço foi capaz de abalar a Nvidia, uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia do mundo?



O que é o DeepSeek?

O DeepSeek-R1é o chatbot desenvolvido por uma empresa chinesa que usa da inteligência artificial generativa, permitindo que o usuário simule conversas em texto para pedir uma variedade de tarefas, como escrever textos, gerar códigos de programação, fazer um orçamento financeiro, dentre uma infinidade de possibilidades. Lançado em janeiro,  o aplicativo rapidamente se tornou o mais baixado tanto nos Estados Unidos quanto na China, superando concorrentes como o ChatGPT, da OpenAI. Esse sucesso inicial gerou impactos significativos no mercado de tecnologia, especialmente para empresas que dominavam o setor.


Quedas Bilionárias Causadas pelo DeepSeek

O lançamento do chatbot da DeepSeek teve impactos surpreendentes nas empresas do ramo de tecnologia. O mais expressivo foi a queda de 16% nas ações da fabricante de chips Nvidia, a terceira empresa mais valiosa dos Estados Unidos, equivalente a US$500 bilhões de seu valor de mercado -  a maior desvalorização já vista no mercado americano em um único dia. Vale lembrar que a Nvidia foi responsável por liderar o boom global das IAs, já que seus chips têm sido essenciais para permitir que essa tecnologia se tornasse real.

Além disso, outras big techs americanas tiveram uma queda em suas ações: a Microsoft retrocedeu 3,7% e a Alphabet mais de 3%. Já no mercado europeu, a fabricante holandesa de equipamentos para produção de chips, a ASML, teve queda de 7% de suas ações e a Siemens Energy, produtora de hardwares relacionados à IA, teve redução de um quinto do valor de suas ações.No total, o jornal Financial Times e a agência de notícias Bloomberg estimam que a perda das empresas do setor de tecnologia ultrapassou 1 trilhão de dólares de valor de mercado só no dia 27 de janeiro deste ano.


O segredo do sucesso do DeepSeek

Para entender como o DeepSeek conseguiu repercutir tanto em um período tão curto, é preciso conhecer o contexto em que ele surge. Os Estados Unidos vêm restringindo a venda de semicondutores de última geração para a China desde 2022, fazendo com que os engenheiros chineses buscassem alternativas para desenvolver seu próprio modelo de IA com recursos limitados.

Sendo assim, a concepção de um chatbot da DeepSeek foi uma surpresa para o mercado global, demonstrando ser possível desenvolver programas de inteligência artificial tão sofisticados quanto os americanos com custos menores e uma tecnologia não tão avançada. Para se ter uma ideia, a startup chinesa disse ter desembolsado US$ 6 milhões para o desenvolvimento de seu modelo, 10 vezes menos do que foi gasto pelas big techs americanas.

Isso foi possível por conta da projeção de chips especializados para IA mais eficientes em termos de energia e custo em comparação com os GPUs da Nvidia e do desenvolvimento de frameworks que maximizam o desempenho dos chips. Além disso, vale ressaltar que a startup chinesa adota um modelo parcialmente aberto, permitindo que os pesquisadores acessem seus algoritmos, democratizando a inteligência artificial avançada e promovendo maior colaboração na comunidade global.


Uma nova corrida espacial?

O sucesso do DeepSeek levanta uma questão crucial: estamos diante de uma nova corrida tecnológica, desta vez focada em chips e dominada pela rivalidade entre Estados Unidos e China? Assim como a corrida espacial do século XX definiu a geopolítica da época, a disputa pela liderança em inteligência artificial e semicondutores pode moldar o futuro da economia e da tecnologia global.

Enquanto a China avança com soluções inovadoras e acessíveis, os Estados Unidos precisam repensar sua estratégia para manter a liderança em um mercado cada vez mais competitivo. O DeepSeek não é apenas um chatbot; é um símbolo de uma mudança significativa no equilíbrio de poder tecnológico mundial.


Ficou interessado?

Caso queira saber mais sobre atualidades no mundo da engenharia e e inteligência artificial, acompanhe nosso blog! E se quiser realizar algum projeto, entre em contato agora mesmo para saber como podemos te ajudar!

Comentários


bottom of page