Por: Gabriel Cattoni
Você já deve ter se deparado com uma Alexa, o dispositivo de assistência virtual doméstico criado pela Amazon. Basta dizer “Alexa” e depois dar o comando e ela irá fazer o que você quiser. Bom, não exatamente tudo o que você quiser, mas acender e desligar uma lâmpada e reproduzir músicas são algumas das funções que esse dispositivo que vem se tornando cada vez mais popular é capaz de fazer. Quer saber mais?
O que é a Alexa?
Alexa é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon com o intuito de auxiliar na execução de tarefas do dia a dia, como, por exemplo, definir alarmes, pesquisar na internet e até mesmo controlar a sua casa conectada.Trata-se de um software que interpreta comandos de voz para realizar determinadas tarefas. Ou seja, basta falar para o dispositivo que ela está sendo acionada e, a partir daí, dar as instruções. Sua função principal é facilitar o uso de outros aplicativos e serviços da Amazon, como o Shopping, Prime Music e o Prime Video.
Mas como ela faz tudo isso?
Os dispositivos contam com microfones e começam a interpretar o que é dito depois da palavra inicial, que é pré-definida como “Alexa”, mas pode ser alterada para outras palavras como “Amazon” ou “Echo”.
Depois disso, esses pedidos são gravados e enviados para os servidores da Amazon, nos quais é feito o processamento da solicitação e, depois, devolvidos ao usuário. Tudo acontece rapidamente. Por isso, muitas vezes ela não entende o que o usuário quer de primeira e requer que algumas palavras chave sejam ditas. Já as respostas dadas usam uma voz artificial projetada usando amostras de gravações de humanos.
Algumas funções demandam o uso das “skills”, habilidades que a Alexa desenvolve quando integrada a outros softwares ou dispositivos. Os exemplos mais comuns são conectar a Alexa a aplicativos de streaming de música, como o Spotify, para pedir por faixas específicas ou playlists de reprodução criadas pelo usuário. Mas ainda há muitas outras possibilidades, como programar uma rotina específica, incluindo despertar, tocar música e outros, o que pode ajudar muito nas tarefas cotidianas.
Como a assistente virtual da Amazon fica mais inteligente?
Com o intuito de facilitar a vida do usuário e fazer com que mais pessoas utilizem os serviços da Alexa, a Amazon investe em aprimoramentos constantes para que cada vez mais a assistente virtual responda adequadamente às solicitações. Com base nas solicitações feitas pelos usuários, os sistemas de reconhecimento de voz da Alexa vão sendo aprimorados para identificar padrões, reconhecer dialetos e gírias dos usuários. Dessa forma é possível identificar as solicitações com mais precisão e oferecer respostas mais rápidas.
Alexa e a Internet das Coisas (IoT)
Além das funções destacadas, um recurso que a Alexa possui é o de se integrar ao sistema residencial conectado à Internet das Coisas, como lâmpadas, câmeras, aparelhos televisores e outros. Essa habilidade tem deixado as pessoas cada vez mais interessadas por esse serviço de assistência virtual, já que com um simples comando de voz você pode ligar ou desligar um aparelho em sua casa. Além disso, este recurso é conhecido por aumentar a acessibilidade das residências, já que facilita a utilização de certos aparelhos por pessoas com diversos tipos de deficiências. Como por exemplo, uma pessoa com imparidade visual pode ligar e desligar a televisão com muito mais facilidade.
Ficou interessado?
Gostou de aprender mais sobre Alexa, inteligência artificial e Internet das Coisas? Então nos siga nas redes sociais para sempre estar por dentro de novidades e aprender coisas novas sempre!
E caso tenha interesse em contar com a 3E para a criação de algum projeto, clique no botão “Contato” no site ou mande mensagem pelas redes sociais.
Comments