top of page

Como diminuir a conta de luz com Engenharia Elétrica

Por Caio Fraideimberze e Gabrel Cattoni


Alguns anos atrás, quando se pensava em economia de energia, a velha história da lâmpada incandescente sempre vinha à tona, que hoje em dia possuem vida útil de 10x em comparação às antigas incandescentes. Mas com a evolução da eletrônica, existem diversas formas eficientes de economia de energia, permitindo que economizemos em diversos cômodos de nossa casa. Mas efetivamente, quando se pensa em economia de energia ultimamente, quais métodos são possíveis para diminuir a conta no final do mês?


Produtos de melhor qualidade costumam ter uma eficiência energética melhor, fazendo com que ao longo dos anos a economia venha ao longo dos anos, assim como no caso das lâmpadas. No Brasil, é possível procurar pelo selo Procel, que seleciona eletrodomésticos com classificação energética alta. Aliado a isso, uma manutenção adequada desses equipamentos garante que o funcionamento deles esteja correto, uma vez que o mal funcionamento pode ocasionar em gastos desnecessários


Além disso, cabe se pensar na automatização da casa, as tecnologias acabaram se tornando cada vez mais acessíveis, fazendo com que a automatização esteja mais perto do que imaginamos. Destaca-se o desligamento automático de aparelhos em standby, eletrodomésticos “smarts” que possam ser controlados remotamente, além de funcionalidades como luminosidade e potência variáveis, garantindo a personalização para o consumo suficiente. 


Aliado a isso, a automatização de equipamentos que inicialmente não contam com essas funcionalidades também é possível. Com especialistas em eletrônica, como nossos projetistas da 3E, é possível realizar um projeto para tornar essa solução possível de forma mais eficiente.


Por fim, em alguns casos a instalação de painéis solares age diretamente na redução da conta de luz, produzindo em casa uma energia mais barata que a das provedoras, fazendo com que a porcentagem de consumo de energia elétrica diminua drasticamente.


Vale destacar que a redução do consumo não é um fator estritamente financeiro. Mesmo com a principal fonte energética do Brasil sendo considerada renovável, nossa fonte extra de produção de energia está intimamente ligada a queima de combustível fóssil, fazendo com que a não dependência dessa fonte seja favorável ao meio ambiente, ou seja, a conveniência de uma conta menor no fim do mês esteja intimamente ligada à preservação do meio ambiente.


Caso pense em automatizar sua residência  e esteja interessado em profissionais capacitados entre em contato conosco pelo "Contato" no site ou mande alguma mensagem nas nossas redes sociais para agendarmos uma reunião. Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog para sempre estar por dentro de novidades no mundo da engenharia e da tecnologia!


   




12 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page