Por: Nicolas Barbosa e Caio Fraideimberze
Chega a ser difícil imaginar uma criança que nunca pensou em se tornar adulto mais rápido. No estágio de operações finais de Piaget, ele disserta sobre esse desejo ao definir esse estágio como um momento em que o adolescente desenvolve a capacidade de pensar sobre ideias e situações abstratas, que influencia diretamente nesse anseio por se tornar mais velho. Isso é o que causa a trama central do filme “Quero ser grande (BIG)”, de 1988, em que após ser rejeitado por uma garota que preferiu sair com um cara mais velho, Josh pede a uma máquina de desejos para ser “grande”. Pelo tema tão presente na nossa formação como indivíduos, muitos tem grandes lembranças desse filme, tanto de Josh, como do Zoltar, um vidente animatrônico que torna esse desejo real.
Motivado por essa paixão, fã do cinema e colecionador de artifícios cinematográficos nos procurou para realizar o seu desejo: utilizar eletrônica para dar vida ao boneco do Zoltar, o grande vidente animatrônico. A ideia proposta era de que desenvolvessemos um circuito eletromecânico que fosse capaz de movimentar as partes do boneco, acendesse LEDs ao seu redor e tocasse a mesma música que aparece no filme.
Iniciando a máquina
Toda estrutura física do projeto veio pronta e fomos encarregados apenas de cuidar da parte eletro-eletrônica do projeto. Assim como no filme, para que o Zoltar funcionasse seria necessário utilizar válvulas para mirar a rampa, inserir a moeda e acertar a boca do boneco. Para que fosse detectado a entrada da moeda, utilizamos um conjunto módulo laser e LDR; o módulo laser projeta um laser na passagem da moeda e, quando uma moeda é inserida na máquina, o sensor (LDR) percebe a variação de luminosidade e sinaliza para o ESP que a moeda foi inserida. Após isso, uma válvula solenoide segura a moeda inserida na máquina na abertura superior da caixa e a libera quando o push-button é pressionado. Todo esse processo indica que o usuário fez um pedido para Zoltar e quer saber sua sorte.
Movimentando o Zoltar
Para que conseguissemos girar a cabeça do boneco e também controlar a abertura de sua boca e olhos, utilizamos servomotores, peças de impressão 3D e arames. O movimento de duas engrenagens feitas a partir de impressão 3D eram responsáveis por girar a cabeça do Zoltar em ângulos de até 180° e os servomotores, aliados de outra peça 3D, eram necessários para puxar os arames responsáveis por abrir e fechar tanto os olhos quanto a boca do boneco.
Iluminação da cabine
Para guiar o usuário da máquina sobre o que fazer, assim que o boneco fosse ativado, 3 fitas LEDs eram acesas sequencialmente, iluminam painéis com instruções de como utilizar o boneco para uma melhor experiência.
Equipamento de som
Foi utilizado um decodificador I2S, responsável por interpretar o armazenamento de som do sistema, o decodificar e emitir pelos alto-falantes da máquina a música tema do boneco, que toca ao fundo da cena em que Josh Baskin faz seu pedido ao Zoltar.
Programação do circuito
Para controlar todas ações do projeto, utilizamos um microcontrolador ESP32, totalmente programado pela nssa equipe a partir de uma programação em paralelo com ambos núcleos do microcontrolador. Para otimização da execução do código, foi utilizada técnica de interrupção temporizada.
No fim, esse foi um dos projetos mais excêntricos de nossa Empresa Júnior e chegamos a expor ele para público na última edição da UPA - Unicamp Portas Abertas, no dia 17 de agosto. E você, passou pelo nosso stand para conhecer o Zoltar em pessoa?
Como a 3E Unicamp pode prototipar seus sonhos?
A 3E Unicamp – empresa júnior de engenharia elétrica - está preparada para tornar seus sonhos em realidade a partir de prototipagem eletrônica! Nossa equipe de jovens talentos conta com os estudantes mais qualificados e capacitados para levar sua empresa ao topo do mercado!
Entre em contato conosco pelo “Contato” no nosso site ou por meio de nossas redes sociais para conversarmos sobre o seu maquinário! Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog para sempre estar por dentro do mundo da engenharia e da tecnologia!
Comments